28.3.15

em cartaz - CINDERELA


Eu tenho que confessar, eu não esperava gostar desse filme. Outro conto infantil ganhando uma versão em live action, aonde vamos parar? Mas acontece que CINDERELA foi feito na medida certa, não é infantil demais nem adulto demais, é Disney, é pra todo mundo ver. Eu não curto muito o desenho de 1950 porque ele deixa os personagens humanos de lado sempre que possível, usa várias táticas para evitar de mostrar a protagonista. Por que? Porque é muito mais fácil desenhar e animar os animais. Logo, o filme passa muito mais tempo exibindo as aventuras dos ratinhos, está enchendo linguiça, é um saco. E aí você vai dizer que a melhor adaptação do conto é aquele filme com a Drew Barrymore. Talvez seja. Esse novo filme segue o desenho de 1950 o tempo todo, há poucas mudanças. São 105 minutos que passam voando por conta disso.


- Isso é magia, acredites ou não.


Bem, os ratos não falam, são digitais e ajudam a protagonista sempre que podem. Deixando os ratos de lado, o filme investe bastante na história da moça, vemos sua mãe, seu pai, a madrasta (Cate Blanchett, a melhor coisa no filme) pintando no pedaço (com Drisella e Anastasia) e aos poucos vemos a pobre garota se tornando a empregada da casa. Tudo bem explicadinho e sem pressa. Ela também conhece o príncipe antes do baile, deixando o conto mais realista. Eu não vejo uma adaptação tão boa de um clássico Disney desde ''101 Dálmatas'' (1996). O Anselmo tava comigo, e ele até chorou (sério). Só não gostei muito da fada madrinha (Helena Bonham Carter), poderia ter sido um alívio cômico ao lado dos ratos, mas faltaram piadas melhores.













FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Cinderella
ANO: 2015
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 105 min
DIRETOR: Kenneth Branagh
ELENCO: Cate Blanchett, Lily James, Richard Madden e Helena Bonham Carter.
ESTREIA BR: 26 de março

3 comentários:

Fernando f disse...

Só me responda uma coisa: Têm 'bibidi-bobodi-bu'?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

tem sim
coisa bem rápida

Anselmo disse...

Fada madrinha faz a transformação e no ultimo segundo avisa que o feitiço só duraria até meia noite. Cinderela, humilde, aceita de bom grado e mesmo sendo por pouco tempo, diz que vai aproveitar enquanto durar. Foi ali que eu desabei e continuei até o final do baile. Me julguem, mas a identificação foi imediata.
A Bela e a Fera já tem atores contratados então nem da pra dizer que Cinderela é um teste para essa nova fase Disney, onde clássicos animados serão "convertidos" em live action, mas se fosse um teste posso afirmar que a empresa começou com o pé direito.