17.4.14

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO


O filme está em cartaz há uma semana, e ainda assim, a sessão de hoje estava lotada. Vi muitas adolescentes na fila e pensei que estavam lá pra ver ''divergente''. O público deu muita risada durante o filme, teve momentos ''ohhhh'' e até aplaudiram lá no finalzinho. O filme é baseado no curta ''eu não quero voltar sozinho'' de 2010 (está em algum lugar no blog, mas é mais fácil olhar no youtubo) e traz o mesmo elenco. Durante boa parte do filme vemos o curta sendo esticado, até os diálogos são iguais, mas de repente o filme segue outro rumo. Há novos personagens e subtramas, algumas delas, por alguma razão, ficaram sem conclusão. Não é nada que vai afetar o resultado final. Os atores são fraquinhos, mas o roteiro dá conta do recado.


 - Professora, eu vejo gay people.


Leo é o garoto cego que sofre bullying na escola (no filme isso é meio forçado, na vida real não seria assim tão trágico, quer dizer, ninguém na sala de aula tem um único pingo de solidariedade), sua amiga de infância, Giovana, é a única pessoa que trata Leo como pessoa, e ela precisa ajudar barra defender o rapaz de todo mundo. Todos os dias, a garota o leva para casa na saída da escola. Em casa, ele luta por independência, no filme o personagem ganhou uma mãe super protetora. Cansado de tudo, Leo decide que quer ir embora do país, num inter câmbio estudantil. Aí pinta o aluno novo, Gabriel. Eles acabam formando um trio e aos poucos Giovana vai sendo empurrada para um canto. Leo está se apaixonando por Gabriel e passa muito tempo ao lado dele (quando ficou claro que se tratava de um filme gay, um cara se levantou e saiu do cinema, bobão). Eu gostei mais do desfecho do curta, no filme as coisas se resolvem de uma maneira meio bobinha. Então tá, é um filme brasileiro, é um temático gay, mas não é homo-ofensivo. A gente agradece.










VEJA TAMBÉM: As vantagens de ser invisível, Delicada atração, O verão da minha vida, Tomboy, Latter days.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2014
PAÍS: brasil
DURAÇÃO: 95 min
DIRETOR: Daniel Ribeiro
ELENCO: Guilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorin
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: dia 10 de abril
FACEBOOK: https://www.facebook.com/hojeeuquerovoltarsozinho?fref=ts

Rafael Caribé disse...

O filme me pareceu sensível e divertido na medida exata. E discordo em relação aos atores, que todos me pareceram bem naturais, sobretudo, a composição do protagonista. Os prêmios em Berlim foram merecidos e o filme já tem o meu apoio para nos representar no Oscar.

Washington Batista disse...

Bullying na escola é desse modelo sim. Ninguem defende, só atacam. Nem professores defendem. Para muitos se o carinha é discriminado, o problema está no carinha, não nos FDPs

Marcelo Doni disse...

eu adorei o filme, concordo com a escrita do Rafael e fiquei muito contente em você Alessandro assistir filme nacional e claro que é sempre um ponto polemico no seu blog a maneira como trata cinema nacional, e fique surpreso em ver que as vezes você acaba dando tanto destaques para filmes americanos que nem merecia e deixa de fora filmes de outros países que você assisti mas infelizmente deixa de fora