7.5.13

STEVEN SPIELBERG - AQUI EM CASA (parte 1)


Essa é uma postagem que venho adiando, ela vai ser longa. Bem, tecnicamente, tenho todos os filmes que esse cara já dirigiu. Dos 3 filmes feitos para a tv na década de 1970, apenas "Encurralado" pode ser encontrado em dvd por aí. Os dois piores filmes do diretor, 1941 e Hook, nunca pisarão na minha casa. Lincoln e Cavalo de Guerra já foram lançados em dvd, gostei de ambos, mas não tenho vontade de rever (trauma de filmes com animais que, lá no final, você sabe...). O restante da filmografia você confere agora:


ENCURRALADO
O filme fez tanto sucesso na tv que acabou ganhando uma versão estendida e foi lançado nos cinemas. Na trama vemos um homem comum sendo seguido por um caminhão assassino, é de dar medo, nunca vemos a cara do motorista, numa cena rápida vemos um braço e é só. Em determinado momento, podemos ver o diretor. Quando o personagem principal entra numa cabine telefônica, Spielberg aparece, com a câmera na mão, refletido no vidro.


LOUCA ESCAPADA
O primeiro longa do diretor, feito para o cinema, é baseado numa história real. Goldie Hawn convence seu marido a fugir da prisão, em seguida eles seqüestram o filho que foi dado para a adoção. Mas, em pouco tempo, toda a polícia do estado está atrás deles. A perseguição foi parar na tv e os dois ficaram famosos em todo o país, muita gente queria saber como aquela fuga iria terminar, muitos torciam pelo casal. Não vale olhar na wikipédia, ok?



TUBARÃO
Obrigatório em qualquer dvdteca. Recentemente, comprei o blu enlatado com um livro cheio de curiosidades. Ficou legal em HD. Foi o filme que inaugurou a moda dos filmes de verão (muita gente está de férias, muita gente vai ao cinema) ao mesmo tempo que esvaziou algumas praias norte americanas. Ah, praias, sempre vivi beeem longe do mar, mas, ainda assim, o filme me dava muito medo quando eu era pequeno, o tubarão podia estar rondando a minha cama durante a noite, quem precisa do oceano?



CONTATOS IMEDIATOS DO 3º GRAU
Eu amo esse filme, e quando vi a edição estendida, ele ficou ainda melhor. Um épico alienígena que mexe com a nossa imaginação por mostrar tão pouco, e aí você é recompensado com um final daqueles.



E.T.
Nossa, eu já falei mil coisas sobre esse filme aqui. Comprei o blu enlatado também e fiquei feliz ao ver a versão original no pacote. Tenho a edição especial em dvd e resolvi não me livrar dela, o ET digital até que é bonitinho.



OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA, O TEMPLO DA PERDIÇÃO, A ÚLTIMA CRUZADA
Mil coisas e uma edição especial, você conhece o cara e os filmes dele. Uma trilogia que jamais será esquecida. Meu namorado do mal nº 2 me deu o box de dvds em 2003, melhor presente de aniversário ever!



A COR PÚRPURA
Que sacanagem, 11 indicações ao Oscar e... nada. Spielberg queria provar que pode fazer filmes sérios, queria ser reconhecido como diretor. Vi o filme pela primeira vez na tv, tarde da noite, consegui me manter acordado até o final e chorei bastante. Séculos depois, comprei o dvd, mas nada de lenço. Então, sou um adulto insensível ou uma criança sensível?



IMPÉRIO DO SOL
De novo, 6 indicações para o Oscar e nada. E esse filme é incrível (gostei mais do filme do que do livro, seria culpa da tradução?), merecia uma indicação para Melhor filme e outra pro Christian Bale (e para "melhor diretor" também, por que não?). A academia não iria se render numa boa, ainda hoje é assim, eles torcem o nariz para certos diretores (Affleck) barra atores (Jim Carrey em papéis sérios) barra gêneros (Batman 3), estão sempre preocupados com a integridade da premiação.



ALÉM DA ETERNIDADE
É um ghost (filme que estrearia no ano seguinte) com um pouco mais de açúcar, mas com pouca história. Muita gente não gosta desse filme. Sim, valeu a pena pela Audrey (que aparece pouco), esse foi seu último filme. O maior problema é o seu ritmo, pode dar sono...

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: duel
ANO: 1971

TITULO ORIGINAL: the sugarland express
ANO: 1974

TITULO ORIGINAL: jaws
ANO: 1975

TITULO ORIGINAL: close encounters of the third kind
ANO: 1977

TITULO ORIGINAL: et the extra terrestrial
ANO: 1982

TITULO ORIGINAL: raiders of the lost ark, Indiana Jones and the temple of doom, Indiana Jones and the last crusade
ANO: 1981, 1984, 1989

TITULO ORIGINAL: the color purple
ANO: 1985

TITULO ORIGINAL: empire of the sun
ANO: 1987

TITULO ORIGINAL: always
ANO: 1989

Leo Natura disse...

Aliás, na semana passada, reassisti Tubarão todinho no YouTube. Só que tá com a dublagem nova em Português.

Anônimo disse...

hahahahahaha eu tbm mooooooorria de medo do Tubarão quando eu ia dormir de noite. Ficava imaginando a barbatana ao redor da cama.


Pedro Léo