17.4.12

MEU QUERIDO COMPANHEIRO

Quando "Filadélfia" surgiu em 1993, ouvi muitas coisas sobre esse filme (que só pude conferir meses depois, em vhs) coisas do tipo "a aids finalmente encontrou Hollywood", "o Oscar finalmente descobriu a aids" (quando Tom Hanks levou o prêmio) ou "o primeiro filme sério sobre a aids". Na verdade, podemos dizer que "Filadélfia" é apenas o "primeiro grande filme sobre a aids". Eu acho MEU QUERIDO COMPANHEIRO (de 1989) um retrato muito mais verdadeiro, todos os personagens são gays e tudo é mostrado pelo ponto de vista deles. Esse filme é tão moderno para 1989, que me faz pensar que alguma coisa horrível deve ter acontecido no universo dos filmes temáticos para gerar, na década seguinte, filmes com tão pouca qualidade. Aqui os gays se divertem nas praias, em festas ao ar livre, e pinta até um beijo gay numa novela. Quando o drama nos dá uma folga, temos um filme divertido. E quando o negócio é aids + gays, esse filme dá um banho em "Filadélfia".

UM VÍRUS ENTRE NÓS

O filme começa em 1981, uma nova doença acabou de surgir e já matou 40 homossexuais no país. Passa a ser chamada de "câncer gay" e ninguém sabe como tratá-la, nem mesmo como evitá-la. O filme acompanha um grupo de homocaras, três casais em especial, ao longo dos anos. Vemos um dia qualquer de cada ano até 1989. A cada avanço de tempo, nos deparamos com algumas mudanças e algumas surpresas. Os personagens não sabem, e você também não, quem será o próximo a morrer. Então, tem drama, um pouco de romance, muitos homens semi nus e o suspense gerado pela desconhecida doença invisível. O filme retrata muito bem o modo como a aids era vista pelos gays no inicio da epidemia e o modo como isso evoluiu e mudou o comportamento das pessoas. Anos depois, pintou "Filadélfia" e o meio gay foi deixado de lado, num filme que foi feito de tal maneira para não chocar as pessoas. No filme de 1989, os homens se beijam, se abraçam, dividem uma cama, vivem histórias de amor.









VEJA TAMBÉM: Jeffrey de caso com a vida, Filadélfia, As horas, Angels in America.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: longtime companion
ANO: 1989
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 96 min
DIRETOR: Norman René (por trás daquele beijo)
ELENCO: Campbell Scott, Patrick Cassidy, John Dossett, Mary-Louise Parker, Mark Lamos, Stephen Caffrey e Bruce Davison

Anônimo disse...

Esse também chegou no Oscar, o ator bruce davison concorreu em 1991 como melhor ator coadjuvante, e ganhou o Globo de ouro nessa categoria.

Adriano

Alexander_BB disse...

Onde eu posso abaixar a versão em português deste filme? eu tenho em ingles mas nao entendo nada...