20.4.12

10 FILMES LEGAIS QUE ME DECEPCIONARAM NOS MINUTOS FINAIS

O LABIRINTO DO FAUNO
Mas que diabo de final foi aquele? Aquele tiro e aquela morte eram necessários? E a pobre menina ficou achando que era maluca. O final não combina com o restante do filme que, até então, fazia o tipo "censura livre".

O NEVOEIRO
Um dos meus contos favoritos de Stephen King, gostei de ver o filme seguindo o conto à risca na maior parte do tempo. Mas aí o conto acabou e o filme seguiu em frente. Não gostei das cenas adicionais, o final não precisava ser tão mórbido.

SINAIS
Uma invasão alienígena de proporções globais pelo ponto de vista de uma família isolada numa fazenda. Nada mal. Mas os aliens são alérgicos a água. Sabe quanta água existe neste planeta? Ela até cai do céu. Esses bichos, que viajam pelo espaço em naves espaciais supertecnologicamente avançadas, são assim tão idiotas? O pior de tudo foi o manual de instruções pós vida da esposa do Mel Gibson.

A MEGERA DOMADA
Não vou falar mal de Will Shakespeare. Mas a trama desse filme não está fluindo de maneira natural. Liz Taylor passa o filme todo evitando seu pretendente fanfarrão. A moça tem garras e nenhum homem pode com ela. No minuto final, ela muda completamente, digo, completamente. E sem maiores explicações. Eu tinha certeza que deveria ser algum tipo de plano diabólico dela para acabar com a raça do cara. Que decepção. Nenhuma feminista deve ver esse filme.

MONTY PYTHON, EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO
É a minha comédia favorita. No final, uma piada sem sentido. Você pode dar um desconto pela originalidade e é só. O final deveria ter sido tão engraçado quanto o restante do filme.

O TIGRE E O DRAGÃO
Ok, era para ser um final do tipo "poético", mas não me convenceu, não depois de 120 minutos de filme com uma sensação cronológica de 3 horas, eu fiquei querendo mais. A moça morreu? Quero ver o cadáver. Ela saiu voando? quero ver isso também.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Causa um certo desconforto quando o filme deixa o "universo Spielberg" de lado e entra no "universo Kubrick". Mas a gente sobrevive. Os aliens no final são legais (de ver) mas a trama se arrasta. Se é impossível transmutar o garoto robô, o filme deveria ter terminado na fada azul e pronto, o restante foi só enrolação.

O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR PARNASSUS
Visualmente bonito, a trama é interessante mas, uma vez que o filme passou por algumas mudanças por conta da morte de Heath Ledger (e 3 atores toparam ocupar seu lugar), o roteiro não foi tão sensível quanto deveria ser. O personagem de Ledger ganha a nossa simpatia durante o filme e no final Colin Farrell estraga tudo (não digo que foi culpa do ator em questão), aquela reviravolta muda o clima do filme, precisava tocar num assunto tão pesado?

PRESSÁGIO
Começa bem legal (já viu o novo seriado do Kiefer Sutherland?), a cena da queda do avião é incrível. Aí pinta a solução do mistério. Hã? tá falando sério? Mais uma vez, os aliens no final são legais, e é só.

O PLANETA DOS MACACOS
Levei quase dez anos para entender o final, digo, não passei o tempo todo pensando nisso, apenas fui juntando os pedaços aos poucos. Então tá, o negócio funciona, mas não num filme. Dá a impressão que Tim Burton queria um final tão impactante quanto o do filme original, mas ele abusou.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Tá certo, muitos filmes de M. Night Shyamalan poderiam estar nesta lista,
mas eu só fui atrás de filmes com um começo legal e um meio legal.
A DAMA NA ÁGUA, por exemplo, é horrível do começo ao fim.

Latinha disse...

Eu gosto do Inteligência Artifical... confesso que foi complicado me decidir se gostei ou não do final, mas achei bacana...

Do ponto de vista de tecnologia tem umas questões interessantes...

Abração!

Anselmo disse...

O fim de O nevoeiro é meio que uma metáfora do tipo nunca desista ou perca as esperanças quando as coisas estão ruins, pois podem melhorar (ou qualquer coisa nesse sentido).

Anônimo disse...

eco não me lembre de 'A Dama da Água'

Gabriela disse...

O Labirinto do Fauno é tão lindo. Não merecia estar nessa lista...

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

ah, eu adoro o labirinto do fauno, mas aquele final não foi tão lindo quanto o restante do filme, por isso está na lista

Leo Carioca disse...

No caso do Labirinto do Fauno, acho que o diretor quis deixar em aberto se as coisas ´fora do comum` mostradas ao longo do filme eram reais ou se era só a imaginação da menina (só ela tava presente em 99% das cenas que mostravam algo sobrenatural; e quando tinha mais alguém, a pessoa não enxergava as mesmas coisas que ela, né?). Por isso, ficou aquele final meio esquisito.
No caso do Tigre e O Dragão, pra mim não ficou dúvida nenhuma: a mulher se matou mesmo na última cena. Mas também achei aquela cena muito ruinzinha pra acabar o filme.
E O Planeta dos Macacos foi um pseudo-remake, né? E nem chegou aos pés do filme dos anos 60.