20.1.12

FELIZ QUE MINHA MÃE ESTEJA VIVA

A França é, decididamente, um dos planetas mais afastados do Brézil. A luz demora anos para chegar até aqui, e os filmes também. FELIZ QUE MINHA MÃE ESTEJA VIVA é um filme de 2009 que só estreou por aqui no começo de 2011. Agora, finalmente, encontrei o dvd. O filme estava dividindo opiniões quando fui vê-lo na tela grande (acho que não falei sobre ele no blog usando o marcador "em cartaz"), li uma crítica um tanto negativa e fui ao cinema mesmo assim, gostei do filme e ainda estou sem entender a crítica do crítico. Não é um filme ruim, tenta ser pesado no quesito conflito familiar, mas não é nenhum Alan Ball.

A MÃE DO ANO

Thomas (5 anos) e seu irmãozinho Patrick (ainda bebê) foram separados de sua desnaturada mãe depois que ela os deixou, completamente sozinhos, num apartamento fechado durante 4 dias. Os irmãos foram adotados em seguida por um casal que não pode ter filhos. Eles poderiam ser uma família feliz, mas Thomas nunca se esqueceu da mãe. Ele se tornou um garoto revoltado que odeia os novos pais. Quinze anos depois, Thomas está tentando encontrar sua verdadeira mãe. Ele a encontra, mas ela não mudou nada. Mesmo assim ele tenta se aproximar dela, parece estar correndo atrás do tempo perdido. Perto do final, uma reviravolta daquelas. O tempo todo eu fiquei pensando: isso deve ser apenas a imaginação do rapaz, não pode ser real, não combina com o restante do filme. Mas o final É interessante. Eu acho que o filme deveria ter terminado no exato momento em que Thomas diz sua última fala, as cenas restantes não acrescentam muita coisa.









VEJA TAMBÉM: O garoto de Liverpool, Café da manhã em Plutão, Minhas mães e meu pai, Kramer vs Kramer, A troca (2008).

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Je suis heureux que ma mère soit vivante
ANO: 2009
PAÍS: frança
DURAÇÃO: 90 min
DIRETORES: Claude Miller e Nathan Miller
ELENCO: Vincent Rottiers, Sophie Cattani e Christine Citti

Marcelo Doni disse...

Eu adorei este filme quase pulei do cinema quando ocorre a tal cena , o ator é muito bonito e todos estão otimos na interpretação, a hístoria e bem contada otimo filme simples e objetivo