24.8.11

ADICIONAR AOS FAVORITOS

Lembra quando você saiu do cinema aos pulinhos, segurando a mão da mamãe, e dizendo "esse é o meu filme favorito" ?
Anos depois, você mudou de ideia.
E mais tarde, fez isso novamente.
O favorito se tornou favoritos, surgiu uma lista que vive mudando, alguns filmes pulam fora, outros entram. Você se lembra de todas as encarnações que sua lista já teve? eu me lembro bem.


ESSE É O MEU FILME FAVORITO
Minha primeira vez num cinema. Fiquei com medo quando as luzes se apagaram, mas não contei pra ninguém. Só pude rever BERNARDO E BIANCA quando o vhs foi lançado séculos depois, mas ainda me lembrava muito bem do filme, eu tinha um gibi com a história, um álbum de figurinhas e os dois camundongos para brincar.


ESSE É O MEU FILME FAVORITO
Minha segunda vez num cinema. Aprendi a empinar a bicicleta porque tentava imitar o filme. Tinha 4 bonecos do ET em casa, um pequeno e três grandes. Nunca consegui comprar o vhs, eu só via o filme quando o alugava na locadora, ele só veio morar comigo quando o dvd foi lançado. Anos depois, Indiana Jones tomou seu lugar, mas por pouco tempo.


ESSE É O MEU FILME FAVORITO
A saga de STAR WARS já havia passado pelos cinemas, eu não vi nenhum filme, eram todos legendados e eu ainda não sabia ler. Embora tenha entendido boa parte do filme "starman" anos antes (e senti um click no cérebro quando vi Jeff Bridges sem roupa). Conheci star wars pela tv, no "festival primavera" da rede globo. Amei o episódio 4, fiquei chocado com a revelação no episódio 5 e não gostei dos ewoks no episódio 6. Eu precisava ver o "restante" da saga urgentemente. Eu entrava em video locadoras e dizia: pelamordedeus moço, você tem os episódios 1, 2 e 3 ?? Um garoto na escola me disse que já havia visto esses filmes.


ESSE É O MEU FILME FAVORITO
Por um tempo ele ficou ao lado da saga de star wars, e ainda está no meu top 10. Quando fui ao cinema para ver UMA CILADA PARA ROGER RABBIT eu não sabia nada sobre o filme. Meu queixo caiu quando o bebê Herman andou para fora do cenário, meu queixo caiu quando Jessica pintou no palco, "ela é casada com Roger Rabbit?" , Eddie tirou as palavras de minha boca, eu esperava por uma coelha! Vi o filme 3 vezes. Comprei uma HQ (ainda a tenho), um álbum de figurinhas e a revista SET, com Roger na capa, ainda está comigo. Quando o vhs foi lançado, eu o alugava toda semana. Se tornou impossível dizer quantas vezes eu já vi esse filme.


ESSE É O MEU FILME FAVORITO
Animação + dinossauros, não havia como não me apaixonar pelo filme. EM BUSCA DO VALE ENCANTADO (odeio esse titulo brazuca), ficou ao lado da saga de star wars, por um curto tempo, no topo da lista. Quando o vhs pintou na locadora, era uma cópia legendada. Anos depois vi o filme dublado e não gostei, "dentes afiados" se tornou "tiranossauro". Eu gostava dos nomes originais, no filme não há nenhum nome criado por humanos, era "pescoço longo", "voador", etc. Era mais "realista" desse jeito.


ESSE É O MEU FILME FAVORITO
Fui, vi, amei e voltei mais 16 vezes. Limpei minhas economias e vi o filme 17 vezes em 5 dias na tela grande. Pelo diretor que eu já amava, pelos dinos e pela surpresa, pensei que usariam bonecos movidos por stop motion, quem diria que dava para fazer aquilo com computadores? Às vezes JURASSIC PARK fica ao lado de star wars na lista, outras vezes fica em segundo, mas desde 1993 meu top 10 é o mesmo. Foi quando descobri que era bobagem ter apenas 1 favorito, eu, decididamente, não era esse tipo de pessoa. Tenho muito amor para dar...

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Meu top 20 ainda está no blog:

http://cinemahomensepipoca.blogspot.com/2010/04/top-20-lista-dos-meus-vinte-filmes.html

Arthur Beaverhousen disse...

Ainda tenho minha pelúcia do Roger.

Bernardo e Bianca é o filme predileto da minha mãe.

Não lembro qual foi meu primeiro filme no cinema, lembro que o primeiro sem meus pais foi 'Lua de Cristal', mas antes disso ja tinha assistido a outros.