18.7.11

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE parte 2

Eu estava comprando uns dvds hoje pela manhã, ia ver esse filme após o almoço. Um senhor entrou na loja perguntando: você tem o último HP fase 1? (hã? "fase" 1?). Ele disse que havia visto o RELÍQUIAS DA MORTE 2 ontem e não entendeu nada. Disse que o filme não parece ser uma continuação da parte 1, que deve haver algum "lapso" na história. Hum, ele está mesmo perdido, porque Relíquias 2 continua exatamente de onde o filme anterior parou, na lápide do Dobby e na tumba do Dumbledore. É impossível não notar um clima de "senhor dos anéis" no ar, ainda mais quando os gigantes atacam Hogwarts. Mas, que filme é esse afinal? Assim como HP 1, HP 2 e Relíquias 1, esse é mais um livro filmado, está tudo lá, com poucas mudanças e há vários diálogos chupados do livro, para os leitores de Harry Potter, nada de surpresas. O filme tem mais de 2 horas mas, para mim, pareceu ter 40 minutos, quando você sabe o que virá a seguir, o filme dá um FF>>. Amarrou muitas pontas soltas que a própria franquia de filmes criou, cortou algumas tramas paralelas (o filho de Remo e Tonks foi de "queremos falar sobre minha gravidez" à "meu filho (que já nasceu) ficará bem"), tudo meio corrido e estranho (para os não leitores) nesse departamento.

MASSACRE EM HOGWARTS

O filme começa legal. A turma entra no Gringotes para encontrar uma horcruxe no cofre de Bellatrix. E depois entram na escola para pegar mais uma na sala Precisa. Aí começa a batalha de Hogwarts, com o castelo cercado por Voldemort e seu gigantesco exercito. Uma vez que o filme tem pressa, não se espante com a falta de apresentações. E nem ao ver certos personagens em certos lugares, já que o filme não abandona o trio principal com muita frequência, os coadjuvantes andam para um lado e para o outro sem que você os veja (surpresa, olha lá o Hagrid na floresta, todo amarrado, como ele chegou lá? não importa). Você leu o livro, você imaginou a cena, ela está no filme. Depois de tomar certas liberdades no quinto e no sexto filme (arruinando o conteúdo), o roteirista Steve Kloves não poderia deixar o livro de lado, mais uma vez, justamente no capitulo final. O "flashback" de Snape foi um dos melhores momentos, foi até nostálgico, usando cenas do primeiro filme. A batalha contra Voldemort foi esticada e a conclusão foi meio morna. Molly usou a palavra "bitch" (!!) em sua luta contra Bellatrix e o famoso beijo, deslocado no tempo e no espaço, vai te pegar de surpresa. Eu toparia um filme de 3 horas de duração para me livrar da sensação de "indo rápido demais", mas foi um final, foi o final e foi um belo final.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Harry Potter and the deathly hallows part 2
ANO: 2011
PAÍS: eua, reino unido
DURAÇÃO: 130 min
DIRETOR: David Yates
ELENCO: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint e um bocado de gente
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 15 de julho

Anselmo disse...

Não li uma palavra. Volto aqui qdo a pirralhada retornar às aulas, e eu puder ver o filme em paz.

Elielson disse...

Mais de 2 horas, mas não muito, são quase exatas 2 horas. É o mais curto de toda a saga! O filme é sensacional, o roteiro mais bem amarrado de todos os filmes, direção perfeita e criativa de David Yates, trilha sonora melhor que a anterior que já era ótima, efeitos nem se fala, sem falar que já tem um lugar reservado na categoria de Direção de Arte do Oscar do ano que vem.

Alan Rickman é f#da! Protagoniza e emociona a melhor sequência/cena do filme! É difícil, mas eu quero pelo indicação a Melhor Ator Coadjuvante!

ReViL wesk disse...

não curto muito ler, acompanho os filmes desdo primeiro e também achei esse rápido de mais, acho que demoraram tanto pra chegar no final que simplesmente o jogaram na nossa frente da forma mais rápida possível.

sinceramente como fã dos filmes, eu esperava algo mais emocionante.

Lucas disse...

Valeu, com certeza, a nota 10 que você deu - raridade hein!

Anônimo disse...

Também tive a sensação que o filme durou 40 minutos! E olha que assisti no pior lugar da sala possível: primeira fileira.

Marcelo Doni disse...

Parece que eu segui conselho do Anselmo rsrsr..."Volto aqui qdo a pirralhada retornar às aulas, e eu puder ver o filme em paz."
na verdade eu aproveitei a promoção do cinemark e assisti legendado o filme numa sala excelente do shopping Eldorado(aquela de pagar R$ 4,00 esta semana está no shopping Higienópolis tbm legendado eu assistiria de novo se fosse acompanhado rsrs..)
eu não acompanho Harry (assisti somente os filmes Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e a Ordem da Fênix) mas reconheço a importância desse bruxinho para cinema e não podia perder o desfecho, gostei e me emocionei com Harry e sua família, achei bem trabalhado os efeitos e a hístoria está bem contada, uma garota atrás de mim acompanhada de amigos estava chorando; detalhe assisti somente a 2º parte( gostei da cenas de beijos muito tímido mas que emociona)