18.2.11

OS 50 MELHORES (2001-2010)

10ª POSIÇÃO - MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO
Nunca antes havia visto um filme tão original. E Will Ferrell num papel sério? ele devia dizer "adeus" às comédias. Um dos melhores filmes de Emma Thompson.


9ª POSIÇÃO - SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO
Um filme que mais parece um game da era dos 8 bits, até nos efeitos sonoros, me conquistou na hora pelo clima nostálgico. E ainda por cima retratou homossexuais de uma maneira inédita, como pessoas comuns entre os heteros, algo raríssimo de se ver em filmes.


8ª POSIÇÃO - WATCHMEN
Não é 100% fiel ao gibi, mas quase tudo está lá, diálogos e ângulos de cena, toda a crueldade e violência. É uma senhora adaptação, mas é um filme feito por um fã para os fãs da HQ. E como eu estou entre eles... valeu Zack Snyder.



7ª POSIÇÃO - DISTRITO 9
Meio documentário, meio telejornal e ficção cientifica. O filme (não fabricado em Róliudi) é deliciosamente original e ainda passa uma importante mensagem. Não se via algo assim desde "o planeta dos macacos" (1968) e "o segredo do abismo" (edição especial).


6ª POSIÇÃO - BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS.
Ficção científica casca grossa, e é também um romance. Jim Carrey surpreende. Um dos melhores roteiros da década.


5ª POSIÇÃO - DONNIE DARKO
Começa com cara de suspense, parece que vai virar terror. Jake Gyll-o mete a mão na cueca e, é ficção científica da pesada! virou cult e até hoje os fãs discutem o estranho final.


4ª POSIÇÃO - WALL-E
Para mim é o melhor filme da Pixar, aqui e ali você encontra referências a vários filmes clássicos de ficção científica. Coisa que nenhuma criança, em 2008, conseguiria captar. Inclusive o momento nintendinho no final.



3ª POSIÇÃO - HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL
Não é o meu HP favorito e nem o melhor filme do Harry. Mas tem um certo valor histórico, abriu as portas de um mundo mágico com crianças comandando a aventura. Algo que havia desaparecido dos cinemas nos anos 1990, quando Spielberg resolveu bancar o diretor sério.


2ª POSIÇÃO - O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN
E por falar em "valor histórico"... Eu ainda me lembro da época em que a palavra "homossexual" era praticamente proibida. Aí me deparo com um filme, um ótimo filme, protagonizado por dois personagens gays, na tela grande, aclamado pela critica e vencedor de Oscars. Não foi apenas a minha "primeira vez", Róliudi também perdeu sua virgindade em 2005.




1ª POSIÇÃO - A TRILOGIA DO ANEL
Bem, acho que dispensa apresentações e comentários. Durou de 2001 a 2003 e sua influência comandou o restante da década.

9 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

A SOCIEDADE DO ANEL

- O mundo está mudando.Sinto isso na água.Sinto isso na terra. Farejo isso no ar.Muito do que já foi se perdeu, pois não há mais ninguém vivo que se lembre.

Anônimo disse...

A trilogia do anel em 1º lugar? Não sou fã nem hater, mas tem gente q diz justamente o contrário d vc:

http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2011/02/piores-filmes-da-decada-primeira-parte.html

Até q gosto um pouco da estética do filme, mas acho q 1º lugar à trilogia do anel é um pouco demais.

Anônimo disse...

Quase que igual a que eu faria.
Distrito 9 me causou estranheza, mas num bom sentido. Brilho eterno foi um filme que não senti vontade de ver (às vezes a campanha de promoção é péssima), mas depois que vi, pensei: que estória é essa!?.

alguem disse...

Desculpa meu vicio, mas qual seu filme do Harry Potter favorito?

Ztav disse...

Eu sou (um pouco) hater. Trilogia SdA em primeiro, não. D=

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi alguém

meu hp favorito é o 5º (livro) e o 4º (filme) aguarde a edição especial no blog

Marcelo Doni disse...

2ª POSIÇÃO - O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN
Sem dúvida virou um clássico que quebrou barreiras

7ª POSIÇÃO - DISTRITO 9
Original ao parecer documentário, ficção e bem verdadeiro ao colocar extraterrestes como bonzinhos num mundo de excluídos como nosso

8ª POSIÇÃO - WATCHMEN
adorei inicio e a trilha sonora caprichado filme que merecer estar em sua e na minha lista rsrsrs...

Anônimo disse...

Cadê Amelie Poulain???

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anonimo

amelie está na 18ª posição, voce não viu?