15.7.10

TOP 15 - OS MELHORES "ÚLTIMOS SEGUNDOS" DO CINEMA

O filme chegou ao seu final e uma certa sensação tomou conta de você, você está satisfeito ou não com o filme, você se sente mais leve ou revoltado. Na maioria dos filmes existe no mínimo 1 minuto com cenas de encerramento e/ou despedidas antes dos créditos finais, muitos filmes não sabem usar esse último minuto, ou seja, não sabem o jeito certo de terminar uma história e esse último minuto pode comprometer aquela sensação final no público. Mas essa lista fala dos últimos segundos e não dos últimos minutos, existem filmes que só terminam nesse ponto, sem encerramentos, e, na maioria das vezes, acabam apresentando algo que fica na nossa memória por um bom tempo após o acender das luzes.

SPOILER ALERT

15ª POSIÇÃO - JADE
Rapaz esse filme é uma droga, mas tem uma cena de perseguição de carros que é incrível. No final a coisa fica meio estranha, tá faltando algo para se resolver no misterioso mistério do filme. Então, do nada, o marido da personagem principal, que até então era um zé ninguém na trama, surge e faz uma senhora revelação. Nem dá para dizer qual foi a reação da moça, pois no segundo seguinte o filme acabou.


14ª POSIÇÃO - INVASÃO DE PRIVACIDADE
Então a Sharon Stone pega a arma e atira em todas as telas de tv do William Baldwin, depois ela faz parecer que vai atirar nele também, mas ela pega o controle remoto e, como se fosse uma frase de efeito tipo "hasta la vista baby", ela desliga o filme dizendo "get a life". Esse foi o final que me inspirou a fazer essa postagem há dois meses.


13ª POSIÇÃO - LUA NOVA
Ah, algo se salva em "lua nova", adorei o final bruscamente interrompido, melhor que o livro, quase não se ouve a Bella sugando o ar que lhe faltou. Mas não me pegou de surpresa. Uma moça no cinema (que já devia estar vendo o filme pela centésima vez) se adiantou e colocou as palavras na boca do R-patz antes do filme, todos na sala ouviram a moça dizer "case comigo", me virei para olhar para ela após o final do filme, estava com lágrimas nos olhos.


12ª POSIÇÃO - KILL BILL VOLUME 1
Pegou muita gente de surpresa no cinema, gente que não viu o "vol 1" escrito na parte inferior do poster lá na entrada do cinema e ficou achando que aquilo era um único filme (com o "senhor dos anéis" foi a mesma coisa, que pessoal mais mal informado...). Mas até eu me surpreendi, Bill, ainda de rosto escondido, quer saber de sua capanga se Uma Thurman sabe que sua filha está viva, no segundo seguinte, créditos finais. Wow, depois de ser espancada até entrar em coma ela ainda conseguir dar à luz?


11ª POSIÇÃO - X-MEN 2
Foi uma cena para deixar qualquer fã dos équismem doido da vida. Eu estava lá quando Jean começou a pegar fogo, comecei a pular na poltrona "minha nossa é a Fênix!". É claro que já havia parado com os gibis da marvel depois de aturar tanta gente voltando dos mortos (é imperdoável o que fizeram com o Colossus) mas sabia muito bem o que significava aquele final, fiquei esperando o pássaro de fogo sair das águas mas o filme acabou antes disso. Tadinho de mim, achei que o terceiro filme seria a coisa mais legal do mundo após ver esse final.


10ª POSIÇÃO - UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES
A enfermeira chega perto do lobisomem mas David não a reconhece, ele vai atacá-la quando um policial atira no bicho. No segundo seguinte vemos o rapaz morto no chão em sua forma humana, no segundo seguinte os créditos finais ao som de "blue moon". Nos comentários em audio do dvd o diretor diz que parou o filme nessa hora porque não havia mais nada para se contar "o cara morreu, é o fim e pronto".


9ª POSIÇÃO - LARANJA MECÂNICA
Então o que foi que aconteceu com Alex? ele se curou? teve um derrame ou morreu de olhos abertos? o legal é que nada é revelado, foi um final tão bom quanto o do livro.


8ª POSIÇÃO - A DOCE VIDA
Não dá para entender o que aquela mocinha na praia quer com o Marcello Mastroianni, a mímica é confusa, mas ela se deu por satisfeita, o filme termina com aquele sorriso enigmático e você tira suas próprias conclusões.


7ª POSIÇÃO - O PLANETA DOS MACACOS
Rá, é claro que esse final não ia ficar de fora, mil vezes melhor que o final do livro no qual o filme foi baseado. Mórbido e pessimista, mas também passou uma mensagem, dando um alerta em plena guerra fria.


6ª POSIÇÃO- QUANTO MAIS QUENTE MELHOR
Eu ri demais na cena da praia mas a melhor piada é de fato aquela no último segundo, não se pode ficar bravo com um cara com uma mente tãããão aberta como a dele.


5ª POSIÇÃO - A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM
Inaugurando os filmes do tipo "nenhum dialogo é necessário" na lista. Basta entrar no ônibus com a filha da sra. Robinson, sentar e sorrir. Diverte porque pareceu travessura de criança esse lance de roubar a noiva da igreja e fugir, clássico.


4ª POSIÇÃO - O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN
Mas um final sem palavras, apenas lágrimas em seus olhos, o livro em comparação foi bem insensível no final.


3ª POSIÇÃO - A BRUXA DE BLAIR
Que bruxa que nada, tem gente na floresta que gosta de imitar o tal assassino dos anos 1950 , levando duas crianças por vez ao porão, colocando uma de costas para a parede enquanto estripa a outra. Restam apenas os gritos de Heather enquanto está sendo fatiada.


2ª POSIÇÃO - THELMA E LOUISE
Final em pausa. Soberbo. O final alternativo vai além desse ponto mas é dispensável.



1ª POSIÇÃO - BUTCH CASSIDY E SUNDANCE KID
Não sabemos o que foi que aconteceu com os verdadeiros Butch e Sundance mas o filme preferiu seguir uma das mais famosas versões da história. Eles estão cercados e a chance de fuga é zero. O maior mérito desse final foi congelar o video mas não o audio. Você sabe com toda certeza o que acontece em seguida mas não precisa presenciar a cena.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Músicas que eu ouvi enquanto fazia essa postagem

the marcels - blue moon
paul simon & art garfunkel - mrs robinson
beethoven - symphony nº 9
emmylou harris - a love that will never grow old

ScorpianVivi disse...

Desculpa falar isso, mas enquanto eu lia essa postagem, fiquei imaginando o que vai acontecer com seus filmes quando vc UM DIA MUITO DISTANTE partir pras nuvens.. Será que vão fazer um museu? Vc ja pensou nisso alguma vez? Vai doar pra alguém? Vai fazer o que com tantas jóias preciosas? Eu nem te conheço, mas sinceramente, fiquei preocupada.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi scorpianvivi

doar para alguém seria legal, já fiz isso com minha coleção de gibis que era enorme também, mas não me senti mal com isso, afinal os gibis estão guardados na minha memória, meu cérebro ocupa bem menos espaço em casa, pode ser prejudicial se apegar demais a bens materiais, morrer imaginando se meus filmes serão bem cuidados é meio estressante, prefiro pensar no tempo presente o tempo todo em casos como esse, assim aproveito mais o meu tempinho por aqui com meus filmes

abç

FlavioH disse...

apenas para dizer



*Amo *Thelma e louise**

=]

Ciro disse...

Os últimos segundos de Quanto mais quente melhor são realmente ótimos... Adorei

Elielson disse...

Muito legal esse top.

Bem que tu poderias fazer um top desse com os sériados da década, Alessandro.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi elielson

é uma boa sugestão mas prefiro dividir as series em categorias, não andei vendo muita tv na década que passou e a maioria das series que acompanhei eu já tenho em dvd, vou ver se penso num top com seriados especificos
valew

Anselmo disse...

Também passei mal com o final de X-men 2, mas os últimos minutos de De volta para o futuro 2 ainda são, de longe, meus favoritos.