13.6.10

SE O CINEMA TEM UM CENTRO BRILHANTE ESTAMOS NO LUGAR MAIS AFASTADO DELE

Faz pouco tempo, o Brasil tinha quase 3 mil salas de cinema, eram enormes. Ir ao cinema era o passatempo de muita gente. Hoje existem por volta de 2 mil salas apenas, e elas são bem pequenas em comparação. Não consigo imaginar o que é viver numa cidade sem cinema algum mas quase 97% das cidades brasileiras são assim. Nessas 2 mil salas a gente paga mais de 20 reais por um filme em 3D e mais de 30 no Imax. Preços altos e poucas salas no país, que diabo de matemática é essa? afugenta as pessoas ao invés de atrair.
Aí vemos as salas dominadas unicamente por produções cujo lucro é bastante previsível. Em sua esmagadora maioria, filmes norte americanos, você pode ter certeza absoluta que a coisa vai gerar algum lucro.
O filtro pelo qual os filmes passam antes de estrear no Brasil coloca os filmes norte americanos nas poucas salas do país de forma irregular pois, às vezes, poucos filmes do tipo "lucro garantido" chegam a estrear num fim de semana. Então surgem as cópias do mesmo filme tomando várias salas num mesmo cinema de shopping, salas que poderiam exibir outros filmes. Mas que filmes?
Aponte seu telescópio para o outro lado do Atlântico. Você sabe dizer qual foi o vencedor do último festival de Cannes? Já reparou como o "oscar de melhor filme estrangeiro" é tão estrangeiro para nós quanto para os norte americanos? 1 em cada mil filmes consegue cruzar o oceano para estrear nos cinemas brasileiros. Índia, Japão, Itália, sem chances. Às vezes um espanhol ou um francês consegue chegar aqui, são muitos aqueles que dão às caras em mostras de cinema no Rio ou em SP mas nunca no país todo.
Toda sexta feira estou caçando as estreias da semana para publicar no blog e vejo certos filmes "estrangeiros" sendo exibidos em uma única sala em SP capital, nem vale a pena falar sobre essa estreia, pouca gente vai ver, às vezes nem eu mesmo, a 30 minutos da capital, consigo ver por conta dos horários exageradamente noturnos ou dias exclusivos. Tudo para manter um espaço sempre disponível para os filmes do tio Sam caso apareça algum. Pois eles vão render algum dinheiro com toda certeza.
Mas o que está impedindo os filmes "estrangeiros" de serem lançados em dvd por aqui? seria a mesma coisa que os impede de estrear nos cinemas? eles acreditam que nenhum de nós vai querer comprar porque não há atores conhecidos? nada de vampiros ou efeitos digitais?

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Solução para muitos

faça um dauloudi

mas não espere por legendas em português

como anda o seu hebraico?

wendedel disse...

olha esse post seu realmente me impressionou, passo sempre aqui no blog e tinha a impressão de que para vc a distribuição de filmes no páis estava perfeita. boa surpresa essa postagem!!! parabéns por mostrar uma outra faceta mais critica.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi wendedel

perfeita? que nada
já vi filmes da espanha, frança e israel no cinema porque vou até a capital toda semana,
se eu tivesse apenas as salas da minha cidade ficaria na mão, e olha que estou pertinho da capital.
meu ex namorado está do outro lado do estado, doido para ver "coco antes de chanel" e o filme nunca chegou em sua cidade

Anônimo disse...

Eu vou além neste comentário, os filmes brasileiros que não são Cine-Novelas também não tem distribuição pelos cinemas do Brasil, O cinema brasileiro é estrangeiro em seu proprio país.

PS: Eu sei que vc não gosta de cinema nacional (unico defeito seu) mas eu tenho que defender.

Abç
R.