16.6.10

MUITO PRAZER EU SOU A BELLA

No ano passado eu havia contado no blog a respeito de um amigo meu que está acompanhando a saga de Harry Potter apenas pelos filmes, ele nunca leu os livros. Ele me disse que está totalmente perdido, nem sequer sabe dizer o que o Harry entende sobre magia ou o que ele desconhece sobre o mundo ao seu redor. Nos livros, muitas vezes, estamos dentro da sala de aula com o personagem aprendendo tudo o que ele aprende, é fácil acompanhar a trama desse modo. Mas os filmes cortam de tudo.
Agora me deparei com um cara que acompanha a saga crepúsculo apenas pelos filmes. Nunca leu nenhum dos livros. Os livros são narrados pela personagem Bella Swan, estamos, desse modo, dentro da cabeça da moça o tempo todo. Mas e nos filmes? meu amigo não sabe o que é que anda passando pela cabeça da personagem, "ela é durona ou ingênua? de repente agora quer virar vampira, não sabia disso, nem sei dizer quando ela está sentindo medo ou está apenas pensativa porque o rosto da atriz não muda de expressão". Nós, leitores , não podemos dizer nada concreto, nossa memória preenche as lacunas que surgem nos filmes automaticamente.
No ano passado eu li muitos comentários de pessoas que nunca pegaram num livro do Harry Potter na vida e estão apenas seguindo os filmes, essas pessoas também me contaram que estavam meio perdidas na trama. Agora eu gostaria de saber se tem algum "não leitor" de crepúsculo por aqui que pode me dizer se está entendendo algo ao acompanhar apenas os filmes.

9 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Quanto aos livros você não está perdendo grande coisa, detestei o final do último livro, açucarado demais para mim. Mas os filmes estão transformando o romance dos livros em filmes de ação nas telas, logo, espero por um pouco mais de "movimento" nos próximos filmes.

Anônimo disse...

Ei, então...

Tinha chegado no segundo capítulo de crepúsculo quando o filme estreou, fui convidado e fui, mesmo sem terminar o livro ( coisa que pra mim seria um crime, mas vá lá). Me surpreendi quando terminei de ler o livro e constatei que tava tudo no filme! Tipo, acho a história uma meleca, mas a adaptação ficou bem fiel. Não é o tipo de estória q vc perde alguma coisa por não ter lido o livro, ta basicamente tudo lá. Só cheguei a ler o torturante lua nova, que pra mim foi quase sonífero, visto que, conhecer pessoas sem amor próprio é um saco, mas estar na cabeça de uma... não dá, mesmo. Esse foi menos fiel ao livro, mas acho até q funcionou. Já os dois últimos não tive coragem ( e tempo) de ler, talvez, se não tiver nenhuma opção nas férias... talvez... Acho q essa saga não vale o esforço.

t.

André Felipe Tinoco disse...

Venho acompanhando a série Crepúsculo apenas pelos filmes. Não acho os sentimentos da personagem confusos. Ela já parecia determinada a se tornar parte da família de vampiros desde o final do primeiro filme. Sobre seus sentimentos, contudo, parecem extremamente exagerados. Ela parece muito dependente desse namoro com o vsmpiro Edward, o que torna a personagem o tanto quanto fraca...Em uma era de protagonistas mulheres fortes (mesmo que sexualizadas até certo ponto) vejo Bella como um retrocesso. Uma mocinha que precisa ser salva, sempre.

Anônimo disse...

Tá, não tem nada a ver com a postagem, mas, uma dica: um bom motivo para se ver glee:

Mark Wayne Salling

t.

ok, parei

Charlie Pace disse...

Eu não li os livros, e não entendi muita coisa do filme não. quer dizer, o básico dá pra pescar, agora, faltou detalhes (pra mim). mas minha mãe adorou, e ficou um bom tempo suspirando pelo Robert Pattinson. mas eu odiei o final do primeiro filme. -q -s

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi t.

eclipse vai estrear nos cinemas daqui a pouco, não sei se daria tempo para você ler o livro, mas esse terceiro livro é bem fraco , não acontece muita coisa, quase dormi

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi andré

a Bella vai começar a ficar mais "macho" no final do último livro, mas você tem razão, ela passa tempo demais dando uma de coitadinha

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi t.

sem chances, eu vi 20 segundos de glee certa vez e achei a coisa infantil demais pro meu gosto

Anselmo disse...

MUITO PRAZER EU SOU A BELLA!
Sinto muito Bella, queria eu dizer a mesma coisa! Not.