18.6.10

7 FILMES E SUAS LENDAS URBANAS

Depois que Walt Disney passou por maus bocados e acumulou inúmeras dividas após ter tirado dinheiro de seu próprio bolso BRANCA DE NEVE finalmente ficou pronto para estrear nos cinemas. E houveram pessoas que torceram o nariz para a novidade. Diziam que ninguém iria querer ver um desenho animado tão longo, na época eles tinham alguns poucos minutos de duração. Também diziam que as cores iriam machucar os olhos das pessoas, um desenho em preto e branco seria muito mais seguro. Que bom que ninguém deu ouvidos à essas idiotices, o filme acabou sendo o maior sucesso. Hoje é o desenho mais lucrativo da história do cinema, vem juntando grana desde sua estreia.


Eu não me lembro se o tal vicio por sexo de Michael Douglas já era noticia confirmada quando INSTINTO SELVAGEM estreou. Mas eu me lembro das pessoas dizendo que todas as cenas de sexo do filme, que envolviam o ator, eram reais. Anos mais tarde, até uma VJ na MTV Brasil mencionou isso.


Então tá, uma atriz é morta pelo namorado e a outra morre devido a uma doença. Isso é o suficiente para chamar POLTERGEIST de filme amaldiçoado? Essa gente esquece de mencionar que o diretor ainda está vivo, e também o roteirista Steven Spielberg. Sem falar no ator Craig T. Nelson. Mas a coisa lembra bem a tal maldição de Tutankamon, todos que estavam presentes na abertura da tumba morreram e não interessa se as mortes aconteceram anos mais tarde e não imediatamente. Se Craig T. Nelson morrer amanhã vão culpar o filme?


As crianças na escola chamavam o filme O EXORCISTA de maldito. Se você assistir vai ficar louco, vai receber uma visita do diabo em casa e coisa e tal. Também diziam que o filme era baseado numa história real (lá se vai o oscar de melhor roteiro adaptado de um livro) e que muitos atores haviam visto o demônio durante as filmagens, acidentes aconteciam o tempo todo no set, parecia que o demo não queria ver o filme pronto. Já vi muitos making ofs do filme e nunca soube de nada de anormal na produção. Foram dez indicações ao oscar incluindo melhor filme, por que o diabo estava tão preocupado?


Eu disse para minha mãe que estava indo ao cinema com meu amigo para ver UMA CILADA PARA ROGER RABBIT e ela quase me proibiu. Corria essa história de que uma mulher grávida havia visto o filme e morrido dentro da sala durante a exibição. Eu não lia jornais na época mas havia ouvido falar desse ocorrido. Fiquei com um pouco de medo, será que me sentei na mesma poltrona onde ela morreu? quando o filme começou me esqueci totalmente do caso. Mas até hoje ninguém me explicou do que foi que a pobre mulher morreu, de susto? de medo? de rir?


A primeira locadora de video a abrir as portas no meu bairro quando a era do vhs atingiu seu auge (o preço dos video cassetes caiu) já tinha uma lenda urbana para contar. Havia a tal fita maldita, LOUCADEMIA DE POLICIA. Diziam que um cara alugou o filme e depois de assistir ele ficou louco e matou toda a família e em seguida se suicidou. Peraí, e como foi que o filme foi devolvido para a locadora em seguida se não sobrou mais ninguém vivo na tal família? nem pensei nessa questão na época. O filme passou na televisão um dia e eu pensei: vou vê-lo, se eu ficar louco muita gente, que está vendo tv agora, vai ficar também.


Ah, sim, essa lenda é tão famosa que pintou até no Fantástico arrepiando muita gente. O tal menino fantasma em TRÊS SOLTEIRÕES E UM BEBÊ. Diziam que ele havia morrido no tal apartamento do filme que, se não me engano é na verdade um cenário dentro de um estúdio e não um apê de verdade. Mas é só um display de papelão, ele aparece duas vezes no filme, na segunda ele está atrás da cortina metendo medo. A globo apenas usou a lenda urbana para te deixar curioso para ver o filme no dia seguinte na tela quente.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Lendas urbanas brasileiras

Se tem um filme nacional que pode ser chamado de maldito é a animação CASSIOPÉIA.
Feita e refeita várias vezes por conta de computadores que apresentavam defeito e por conta de um incêndio que destruiu cenas já prontas.
Se tivesse sido lançada nos cinemas sem maiores emprevistos poderia ter se tornado o primeiro longa metragem de animação em CGI da história,
mas devido aos azarados atrasos a pixar passou na frente e lançou toy story.

Charlie Pace disse...

as vezes a coisa cresce de maneira desesperadora. teve uma menina na minha escola que jurava que todo mundo que participou do filme O Exorcista tinha morrido. TODO MUNDO MESMO. ela disse que quem assistisse o filme também morria. ai eu disse [SPOILER DE O SEXTO SENTIDO]"putz, então eu já morri e não sei! tipo o bruce willis!". ai ela "tipo quem?". e foi quando eu decidi que precisava escolher melhor meus amigos.

Rosemary da Silva disse...

QUERIDO CHARLIE PACE,
ESSA SUA COLEGUINHA NÃO BATIA BEM DA CABEÇA,OU ERA SÓ BURRA MESMA!
O ATOR CRAG T. NELSON, JÁ FEZ VÁRIOS FILMES DEPOIS DESSE.TEVE 2 SÉRIES DE
TV,QUE ERAM ÓTIMAS,INCLUSIVE UMA CHAMADA "THE DISTRICT",QUE ERA MUITO
LEGAL. E O SPEILBERG,ESTÁ VIVO E CADA
VEZ MAIS RICO.
TEM BOBO PARA TUDO,NESSE MUNDO!!!!!