22.4.10

ME ENGANA QUE EU GOSTO

Se você faz uso de uma cena de um filme, ou de sua trilha sonora, sem pagar royalties para o criador do material você está fazendo algo ilegal. Mas será que o compositor John Williams conseguiria descobrir que uma de suas composições está sendo usada por um mendigo, na capital da Romênia, todo domingo, pela manhã, ao lado de uma oficina mecânica, que ganha dinheiro tocando trilhas de filmes com uma gaita na boca? Não! não dá para ficar em cima de todo mundo o tempo todo.
De uns tempos para cá eu percebi o uso de trilhas de filmes sendo usadas em todo tipo de programa na tv aberta, estou ao lado de minha mãe enquanto ela prepara o almoço e assiste tv ao mesmo tempo, quando de repente, a música tema de JURASSIC PARK começa a tocar, na tv um certo programa de variedades está apresentando um documentário sobre peixes de rios brasileiros.
Num outro dia eu ouço "duel of the fates" (tema de "star wars a ameaça fantasma") e corro até a tv para ver que tipo de coisa estão exibindo sobre star wars. Aí descubro que é um programa religioso, cenas bíblicas estão sendo mostradas ao som da cena de luta entre Darth Maul e Obi Wan Kenobi. Também já vi programas religiosos usando temas de filmes como "de volta para o futuro", "E.T." e "2001". Comerciais de tv, apresentado vários tipos de produtos, já usaram "Indiana Jones", "Superman" e "star wars (marcha imperial)". Como fã de cinema a primeira coisa que faço é correr até a tv para ver se estão realmente falando do filme cuja trilha está sendo tocada.
Ontem, uma caminhonete vendendo botijões de gás parou aqui em frente. Estava tocando em seus alto falantes as famosas 5 notas de John Williams do filme "contatos imediatos do 3º grau" (pam pam pam, pam-paaaaam) A intenção deles é vender gás ou tentar fazer contato com os aliens que moram no meu bairro? Seja como for, eu nunca compro nada deles, mas eles me fazem ficar com vontade de ver o filme todas as vezes.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

A igreja é contra os livros de Harry Potter, eles dizem que os livros incentivam as crianças a gostarem de magia negra.(alias, já mudaram de ideia recentemente a respeito dos filmes apenas)
Mas eu já vi um programa cristão tocando a música tema dos filmes de Harry certa vez,
minha mãe devia parar de ver essas drogas, mas ela deve achar que vai parar no inferno se mudar de canal.
(acho que já devem ter dito isso para ela na tv...)

Anselmo disse...

É verdade, hoje em dia correr atrás de todo mundo pra reivindicar direitos é só mais uma dor de cabeça.
Eu lembrei da musica Requiem for a dream: http://goo.gl/cywq que o povo usa pra tudo!!

Carlos Saraiva disse...

Harry Potter? Os cristãos não gostaram MESMO foi de "A Bússola de Ouro". Talvez por ser mais digamos.. explícito.Tanto forçaram que conseguiram o cancelamento dos outros dois filmes.(Embora eu tenha achado o filme mediano)

Anselmo disse...

Hj eu peguei o fim de Happy Feet no cartoon, e vi que os créditos finais subiam de forma diferente, meio star wars, sabe? Ae eu pensei... e se o Alessandro escrevesse um post sobre os créditos finais mais diferentes ou inovadores ou sem imaginação ou legais ou... e ae, topas?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anselmo

são poucos os filmes que trazem creditos finais interessantes, eu teria que puxar toda a minha coleção de filmes pela memória, realmente creditos finais é algo que a gente mal presta atenção, tirando aqueles que trazem cenas adicionais ou erros de gravação eu não me lembro de já ter visto creditos marcantes, bem, em alguns filmes orientais eles descem a tela ao inves de subir...

Estampado disse...

HOje não tem como mais fazer isso. POde-se tentar, mas garanto que não vai conseguir.

lucas disse...

Haha! Né!
De vez em quando cê posta algo que é exatamente o que eu penso...(spams imbecis e nossa imunidade à eles, vontade de se intrometer em conversas alheias de filme, atendentes de locadoras ignorantes, titulos imbecis)

E trilhas de filmes na tv aberta.
O globo esporte é campeão, eles usam até em sequência, e só 10 segundos...trilha do kill bill e do pulp fiction direto...globo esporte usa pequenas partes instrumentais de bandas...enfim, várias que eu nem lembro

mas o mais imbecil que eu já vi foi o pânico na tv, usando a abertura de six feet under totalmente fora de contexto, eles tavam fazendo alguma idiotice deles, sei lá, um misterioso conteudo duma mochila, sei lá, me pareceu fora de contexto XD