3.3.10

O SEU OSCAR E O DELES

Todo ano a gente acompanha a premiação de dois oscars ao mesmo tempo. Tem o filme que você está torcendo para que vença e tem o filme que você tem certeza de que vai ganhar, se ambos os filmes forem o mesmo pode ficar feliz, mas as coisas nem sempre são assim. Segue abaixo a minha lista dos ''oscars paralelos''.


MELHOR FILME

O MEU MELHOR FILME: Embora uma pequena parte de mim esteja torcendo por ''Preciosa'' e ''guerra ao terror'' tenho que admitir que ''avatar'' trouxe algo novo e revolucionário ao mundo do cinema, um novo modo de se fazer filmes e deve ser reconhecido por isso. É claro que acredito também na aversão da academia por filmes de ficção e fantasia, mas eles precisam se render a ''avatar'', é algo novo, um marco na história do cinema embora tenha um roteiro manjado.
O MELHOR FILME: Por conta da aversão da academia á filmes de fantasia ''guerra ao terror'' tem boas chances de levar o oscar, mas depois que ''o senhor dos anéis'' abriu a caixa da Pandora digital as chances de ''avatar'' são bem maiores.

MELHOR DIRETOR

O MEU MELHOR DIRETOR: A ex esposa de James Cameron , Kathryn Bigelow, não fez feio em ''guerra ao terror'', meio filme meio documentário ela prende sua atenção e te faz parar de respirar em certos momentos.
O MELHOR DIRETOR: Eu acho que Kathryn não tem nada a temer do ex marido, seus maiores concorrentes são Lee Daniels (Preciosa) e Quentin Tarantino (bastardos inglórios). A academia gosta de se passar por certinha e dizer que não é machista ou racista, afinal o mundo todo estará vendo a premiação, então que tal uma mulher ganhando o oscar de melhor diretor pela primeira vez na história?


MELHOR ATOR

O MEU MELHOR ATOR E O MELHOR ATOR: Eu não sei como Jeremy Renner (guerra ao terror) veio parar nessa lista e o personagem de Clooney em ''amor sem escalas'' não é tão marcante assim. O oscar de Jeff Bridges está mais do que garantido.


MELHOR ATRIZ

A MINHA MELHOR ATRIZ: Sandra Bullock já levou o globo de ouro e lá estão Helen Mirren e Meryl Streep como de costume, mas eu gostaria de ver mesmo é Gabourey Sidibe levar o oscar, sua primeira indicação em seu primeiro filme e ela nem sequer teve aulas de atuação na vida.
A MELHOR ATRIZ: Nem sempre um globo de ouro funciona como preview do oscar, acho que vai ficar entre Gabourey e Sandra, mas ''preciosa'' é um drama muito mais pesado, desculpe o trocadilho acidental, a personagem de Gauborey chama muito mais a atenção, desculpe de novo.


ROTEIRO ORIGINAL

O MEU MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Quando Tarantino , que até então se mantinha nas margens da História, soltou os cachorros num final inovador que praticamente levou Brad Pitt e cia para um universo paralelo eu tive certeza de que valeu a espera pelo filme, um roteiro escrito durante vários anos, cuidadosamente.
O MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Ora não dá para ser mais original que isso, digo, mudar o final da segunda guerra mundial, ponto para os bastardos.


MELHOR ANIMAÇÃO

MINHA MELHOR ANIMAÇÃO: Eu vi duas excelentes animações no ano que passou e nenhuma delas está na lista dos indicados, entre esses indicados eu ficaria com o stop motion de Coraline, é uma pena que a Disney perdeu a chance de trazer de volta uma animação clássica decente que sabe-se lá como é que veio parar na lista.
MELHOR ANIMAÇÃO: A indicação de ''up'' para melhor filme já mostra que o oscar de melhor animação está mais do que garantido, também está indicado para roteiro original. Sim o filme começa legal, mas depois fica infantil demais, sua segunda parte parece não se encaixar na primeira, estava torcendo por ''9 - a salvação'' ou ''planeta 51''.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Nem é preciso dizer que AVATAR deverá levar todos os prêmios técnicos.

efeitos especiais
mixagem de som
edição de som
montagem
fotografia

Some isso ao oscar principal e AVATAR deverá sair com 6 oscars no bolso.E há ainda outras 3 indicações mas DIREÇÃO DE ARTE pode ir para o DR PARNASSUS sem pestanejar.

neto paes disse...

Oi Ale! Tb gostaria muito que a Gabourey Sidibe ganhasse, Preciosa quase me fez chorar, e olha que eu não sou nada emotivo. E concordo com vc quanto ao Clooney, gostei de Amor sem escalas, mas tipo não entendi o que os três atores principais estão fazendo no oscar. É só, OK, nada de mais...

Carlos Saraiva disse...

Eu,na minha ignorância, não consigo ver aonde Avatar "criou uma nova forma de fazer cinema"? Sequências inteiras em que nada acontece,apenas exibicionismo de CGI, um roteiro monotemático, previsível e nada original, com personagens estereotipados. E por favor, sem comparações com "O Senhor dos Anéis" em que a tecnologia estava a serviço do roteiro.Mas como vivemos uma era marqueteira e que privilegia o visual em vez da reflexão, avatar é perfeito para coroar a mediocridade linda visualmente.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

como eu disse carlos, avatar tem um roteiro previsivel mas tecnologicamente é inovador pela captação completa de expressoões faciais dos atores