6.2.10

11 OSCARS JOGADOS NO LIMBO

Há uma cena bem interessante no filme REBOBINE POR FAVOR com Jack Black. O dono da locadora onde Black trabalha é o ator Danny Glover, sua locadora está indo á falência, tem fitas ao invés de dvds e está situada num antigo prédio. Em um determinado momento do filme ele entra numa locadora novinha em folha que abriu as portas a poucos quarteirões dali e está roubando seus clientes, a nova locadora tem ar condicionado em muito mais cópias em dvd de cada filme.
Então ele vai ao balcão e pergunta sobre um filme aos adolescentes que trabalham ali, é um filme clássico e bastante conhecido mas os garotos não conhecem e dizem que o velho está imaginando o tal filme.
Eu já havia falado no ano passado que muitos adolescentes que trabalham em locadoras ou lojas de filmes não possuem conhecimento algum sobre cinema (lembra da moça e do rapaz nas lojas americanas que nunca ouviram falar de THELMA E LOUISE ?).
Bem, acontece que eu me lembrei do filme de Jack Black nesta quinta feira ao passar por uma situação parecida. Deixei minha bicicleta em uma oficina para ser arrumada e enquanto o cara trocava os pneus eu resolvi fazer uma visita até a locadora onde eu trabalhei há muito tempo atrás.
Estava toda moderna, cheia de dvds em estantes brancas e adolescentes uniformizados no balcão, haviam muitos lançamentos que tinham até 50 cópias na estante, até filmes ruins e fracassos de bilheteria estavam ás dezenas nas prateleiras. Comecei a andar e fui parar na estante de 'épicos', haviam apenas 3 filmes: 'Alexandre, gladiador e 300.
Resolvi brincar com os funcionários ainda sem barba e com as funcionárias ainda sem seios e perguntei se eles tinham o filme BEN-HUR.
Como?
bê-e-ene-tracinho-agá-u-erre.
Checaram no computador e nada encontraram,
"não seria 'BEN 10 ?' ".
Não! é um filme, vencedor de 11 oscars.

Ahhh o senhor dos anéis

Ok, agora comecei a me preocupar.
Disse novamente para uma moça que veio ajudar,
ela olhou para o computador e disse:

"Esse filme não existe!"







Foi exatamente a mesma coisa que aconteceu com o Danny Glover naquele filme, mas no momento eu estava catatônico demais para notar isso. Em minha época eu dizia para ás pessoas as sinopses dos filmes, indicava aqueles que eu havia gostado e falava na cara que tal filme era ruim, sei lá, era uma coisa mais aconchegante sabe? familiar, e hoje está um tanto robótico e frio, pergunte por qualquer filme e os funcionários vão dizer "é muito bom", mas será que eles o assistiram de verdade? e se um filme não consta no computador ele não existe?
Meu namorado de 2003 via todos os filmes que haviam na sua locadora sempre que possível, tinha sempre algo para falar sobre cada um deles, os clientes confiavam nele e batiam longos papos sobre cinema. Hoje as locadoras estão com cara de fast food, comecei a ficar com pena de pessoas que alugam filmes.

10 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E quanto ao filme REBOBINE POR FAVOR, eu não o indico, começa como uma comédia mas depois muda bruscamente para o drama, nada a ver, e isso dá uma sensação chata quando a gente o assiste.

Serginho Tavares disse...

isso me lembrou que tinha um adolescente que trabalhava na locadora que eu pego filmes. ele achava que sabia demais sobre cinema e era bem arrogante até, mas apenas sabia o que estava escrito nas sinopses dos filmes que estavam lá ou se alguém tinha falado pra ele sobre.
se alguém perguntasse a cerca de Ben-Hur ele além de dizer que não existia o filme seria capaz de bater no cliente se ele dissesse ou tentasse provar o contrário!

enfim, foi demitido, abriu uma locadora e faliu!

Anônimo disse...

Ah! Não seja tã duro com "Be Kind, Rewind" ele tem seu charme, eu não tenho nada contra filmes que começam leve e depois vão pra drama.

Já as locacadoras estão de chorar, na minha cidade só existem 2 que ainda salvam 1 porque trabalhei nela e ela mantem o nivel e outra que é de um cinefilo de uns 60 anos que sabe td de cinema e dá uma aula pros adolescente q trabalham lá e se eles não assimilam o amor pelo cinema tão na rua.

R.

Psicodrama disse...

É meu amigo... Infelizmente não é somente as locadoras que estão ficando "frias". Além de ser em todo seguimento e loja isso esta afetando o ser humano em geral no dia a dia. Na escola, em bares, em caminhadas, no transito... Estão todos esfriando... :(

Anônimo disse...

Não só os cavaleiros que dizem "NI" como também o "Esquadrão Suicida" apova este Blog.

Adorei a foto do Johnathon Schaechm, ontem de madrugada passou um filme independente que ele fez Splendor de 99, mas ele tbm está ótimo em filmes como The Wonders, COlcha de Reatlhos e Como Judas. Ele é muito tesão e tenho certeza que nesta foto super sexy ele tá acessando o CHP.

Bem qto ao Fight Club e o delirio mais quante que a esquizofrenia de Edward Noton podia pensar nem se fale. Sortuda e Maldita Angelina!!!

R.

Maiara Tissi disse...

Nossa, parece até uma piada de mau gosto.
E eu aqui procurando um empreguinho...

Átila Morand. disse...

Já é possível alugar filmes pela internet, sem a "ajuda" de nenhum atendente. Links e sites de busca podem encaminhá-lo para sites e blogs onde se leem as melhores (por vezes, as piores também) críticas de filmes, bem como filmografias de atores e diretores.
Em um mundo como esse, se o atendente da locadora disser "bom dia" e "obrigado", eu já me dou por satisfeito.
Claro, sempre sentirei saudades da locadora do centro de São Caetano, por exemplo: a dona era uma japonesa batuta que manjava horrores de cinema. Sentávamos no carpete e discutíamos horas sobre qual filme eu deveria alugar... ... É, velhos tempos, belos dias! A locadora fechou!!!

ps - cavaleiros que dizem "ni" é ótema! Faz tempo que eu não (re)assisto um Monte Pyton!

pps - O Johnathan tá meio caidinho, tá não?! Qq ele fez de considerável (e acessível!) depois de "The Wonders"?? Não gostei do trailer de "Judas e Jesus" (de repente eu assisto...) e vi que ele fez "Tudo para ficar com ele", mas não lembro dele no filme. Deve ser um dos 2.000.000.000.000 de 'peguetes' da Cameron Diaz no filme! hunf...

Gi Lizarda disse...

Que situação, hein?
Já aconteceu isso comio tb. Sabe o q fiz? mudei de locadora. kkk
O balconista de uma locadora não pode ser apenas um atendente, mas tb um quase crítico de cinema. Eu sempre peço ajuda,recomendações, etc. E ai do cara se ele for um pateta!

raul disse...

Aqui na Alemanha a febre sao locadoras automáticas. Como no banco 24 horas, vc vai com o cartao, faz o login e retira ou devolve o DVD. Eu já me cadastrei...

Anônimo disse...

NãO conhecer Ben e Thelma é o cúmulo da burrice e ignorância cinematográfica!!!