26.5.09

OS FILMES DE GARRY MARSHALL

Há uma sensação gostosa no ar em filmes do diretor Garry Marshall, algo familiar, no sentido família da palavra, nada de personagens que fazem tipos estereotipados e sim pessoas mais reais que podemos encontrar por aí, muito além dos personagens principais está uma gama de coadjuvantes carismáticos que chamam a nossa atenção, como se fosse uma novela de longa data você rapidamente se apega a eles, se preocupa com eles, fugindo do padrão turbinado de Hollywood o diretor nos dá filmes "família", onde grandes emoções são causadas por falas e gestos , e não por efeitos e sustos

Depois de 'um salto para a felicidade' o diretor se empenhou numa comédia romântica que se tornou padrão em Hollywood, e também uma versão moderna de um conto de fadas, UMA LINDA MULHER foi recusado por certos estúdios por ter uma prostituta no roteiro ,o filme foi o mega sucesso que lançou Júlia Roberts ao topo do mundo, ela e Richard Gere praticamente levam o filme sozinhos nas costas, o primeiro grande sucesso do diretor

Em O DIÁRIO DA PRINCESA Marshall conseguiu realismo ao mostrar o ponto de vista de uma adolescente que tem sua vida alterada, além de provar que a vida de princesa não é apenas diversão ele também trouxe de volta a atriz Julie Andrews, que não trabalhava para os estúdios da disney desde 'Mary poppins', acima de tudo esse é um filme adolescente o qual temos que agradecer a Marshall por ter nos apresentado Anne Hathaway

Certo, juntar Júlia e Gere talvez seja apenas um golpe publicitário para NOIVA EM FUGA, e , é claro que você já sabia que os dois iriam terminar o filme juntos quando entrou no cinema, mas ao redor deles estão os típicos personagens de Marshall, uma cidade inteira, amigos e parentes de Júlia que garantem o bom humor da produção

SIMPLES COMO AMAR é o filme mais pessoal de Marshall, é dele a história e o roteiro e muito me enfurece o fato de ter sido tão mal recebido pelo público, como diz o diretor : as pessoas simplesmente não entenderam o filme. Longe de ser ofensivo para deficientes mentais o filme é sobre a superação de barreiras sociais impostas a eles por nós, é Diane Keaton quem quase fica louca quando sua filha deficiente resolve sair de casa e viver sua própria vida, o filme é puro Garry Marshall, é lindo, simples e comove

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

acredite ou não, já reconheci muitos parentes meus nos filmes do diretor

Serginho Tavares disse...

os filmes dele são simples e em alguns momentos ingênuos, mas sempre verdadeiros!

Diego Hatake disse...

Eu adorei o filme "Simples Como Amar". Tão bonito... O bom dos filmes dele é que as piadas são muito sutis. Tão sutis que às vezes nem se percebe. Algumas cenas engraçadas só notei quando vi "O Diário da Princesa" pelos comentários e extras, por exemplo.
Agora tipo, "Noiva Em Fuga" eu achei o plot tão sem graça... História meio fraquinha.

neto paes disse...

Desses que vc citou, o único que não me agrada é Noiva em Fuga. Mas Simples como Amar é lindo. Assisti com minha mãe ao lado e a gente até se emocionou juntos.

Carlos Saraiva disse...

Gary Marshall seria uma versão moderna de Frank Capra?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi diego
oi neto
o que me agrada em noiva em fuga são os peronagens codjuvantes mesmo, não são tão previsiveis quanto os protagonistas

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi carlos
acho que não é para tanto, mas veja um de seus filmes e tire suas conclusões

Carlos Saraiva disse...

Alessandro, eu sou um gay "antigo". Tewm Julie Andrews, eu estou lá!