26.2.09

TOP 10- CLÁSSICOS QUE DIVULGARAM A MAGIA DO CINEMA PARA O MUNDO

1ª POSIÇÃO- ...E O VENTO LEVOU
Quando você pensa em cinema, cinema de verdade, vem á sua mente a fantástica cena de Vivien Leigh sob a árvore sem folhas ao som da famosa musica de fundo? tudo no filme foi feito para gerar lucros, um blockbuster descarado muito a frente de seu tempo que deu certo, uma fortuna para ser produzido e mais grana rolou em sua divulgação mundial, estava em cartaz em Xangai quando os japoneses atacaram, é a maior bilheteria mundial se você calcular em novos valores desde 1939, seu nível de popularidade é absurdo, a maior parte da magia do filme está em sua primeira metade, baseado no romance de Margaret Mitchell que nunca mais teve sossego na vida após o lançamento do filme, a obra tinha tudo para dar certo, o galã do momento em Hollywood, baseado num livro best seller, 3 diretores diferentes e um trabalho em technicolor de encher os olhos, cenas grandiosas e memoráveis pipocam pelo filme, a cena do incêndio de Atlanta foi feita colocando fogo nos cenários que restaram do filme King Kong (1933) e milhares de figurantes encenaram a guerra civil, a maior parte dos feridos em combate deitados no chão aos pés de Scarlett são bonecos, e são centenas deles! inúmeras frases do filme ficaram famosas caindo na boca do povo, este ano o filme comemora 70 anos e deveria voltar aos cinemas pois há muitas gerações que nunca o viram na tela grande, inclusive eu, e é esse formato o ideal para se apreciar essa obra de arte

CLÁSSICO MODERNO
A MAGIA DO CINEMA AINDA PRESENTE









titanic 1997

13 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

não vá jogar pedras no titanic, ele mantem o glamour dos filmes clássicos de hollywood,

OBRIGATÓRIO
se puder, veja titanic em preto e branco , você vai ficar chocado!

Marcelo disse...

Concordo em gênero, número e grau!, pensar em cinema pra mim é lembrar de E o Vento Levou, o filme é magnífico, engraçado, alegre e triste ao mesmo tempo, eu me lembro da primeira vez em que vi esse flme e fiquei deslumbrado com tudo!!!
Primeior lugar justíssimo!!!

Zariel disse...

Domingo passado, na noite do Oscar, (que eu ão vi por não ter uma tv paga), eu vi TITANIC pela enésima vez, simplesmente adoro este filme, e acho que vale cada centavo que lucrou, (como vi recentemente) daki há uns meses eu sigo a sua dica e vejo ele em preto e branco...

B Fab disse...

Estava esperando essa postagem, já que "...E O Vento Levou" é o meu filme preferido. Não sei se era a comoção aqui em casa com todo mundo comentando sempre que passava, já que a minha mãe e a minha avó tiveram sorte de conseguir ver no telão... o que sei é que ainda criança eu vi, e acho que foi fundamental para amar cinema pelo resto da vida. Amo todos os super da Marvel e da DC, mas heroína é a Scarlett, e por sorte o sucesso produziu uma infinidade de brinquedos e quinquilharia... ai,ai.

Anônimo disse...

Vou fazer vocês jovens com menos de 25, se rasgarem; EU VI "E O VENTO LEVOU" NO CINEMA, NUMA TELA DE CINEMASCOPE!Calma, não sou tão velho nem Highlander ou vampiro.É que no distante ano de 1989, quando o filme fez 50 anos, as cópías restauradas foram exibidas, e eu fui a um cinema de verdade,de rua,com saguão com escadaria, lustre e balcão.É uma experiência que vocês não tiveram.E depois disso não é possível comparar ao DVD-que eu tenho-visto pela TV.Fica parecendo Escrava Isaura.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi marcelo
eu vi a cena da arvore quando era bem pequeno num flash rapido na tv, imaginei que todos os filmes eram assim bonitos, mas levou alguns anos até que o assistisse na integra, afinal não aguentava ficar acordado em frente á tv, então veio o videocassete e eu me maravilhei

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi zariel
vale a pena mesmo rever o filme, se tiver disponivel o recurso para ver em p & b aproveite

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi b fab
corra tras do livro para ter uma experiencia mais abrangente, foi o melhor livro que eu li no ano que passou, a tradução em portugues colocou um sotaque nos negros que ficou bem realista

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi carlos
que inveja
mas como o filme está soprando velinhas espero que volte mesmo ao cinema este ano

B Fab disse...

Menino, eu sou uma pessoa completamente maluca... desde os quinze anos que eu leio esse livro sem parar, sempre voltando ao primeiro capítulo depois do último, e lendo os outros livros do mundo entre um capítulo e outro. De uma forma maravilhosa, Margaret Mitchell, Vivien Leigh e David O. Selznick acabaram com a minha vida, haha!

Serginho Tavares disse...

Concordo com tudo que você disse mas Titanic como clássico moderno deixa bem claro que os clássicos estão mesmo no passado

Anônimo disse...

Eu achei Titanic bom, só.Vale mais pelos efeitos que pelo roteiro. E eu em vez de em p&b, ver sem som, só para não ouvir a musiquinha da araponga canadense machucando meus tímpanos.Falando nisso, Alessandro, voc~e conhece o filme inglês "Somente Deus por Testemunha"? Fala do afundamento do Titanic.É um outro enfoque.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi carlos eu conheço o filme sim, embora seja em p & b não é a mesma coisa que eu falei sobre o filme de cameron que é mais fiel ao acontecimento real, esse filme meio que lembra um documentario mas não faz feio na historia , gostei dos personagens